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sábado, 17 de agosto de 2013

O Chá de panela também é uma festa!

Olá, minhas noivinhas lindas! Estava morrendo de saudade de vocês, mas estou numa correria! Ah! Tenho novidades, presentinho para quem acompanha o blog, mas depois eu conto. O que eu quero falar para vocês agora é que estou cheia de amigas noivas *----------------*
E estou ajudando a organizar o chá de panela de uma delas que acontecerá no dia 12 de outubro. Então, muito organizadinha, eu montei um chek list para orientá-la e decidi compartilhar com vocês, afinal o chá de panela também é uma festa e merece ser bem feito, né?!
Segue o check list com alguns comentários!
Beijocas :*


Qual a data confirmada? Importante que não seja muito antes do casamento, até 6 meses é uma data razoável. 

Horário: Período da tarde ou à noite? Sempre recomendo que comece na metade do dia, por volta das 15hs ou 16hs, porque existem os atrasados. Sem contar que, quanto mais tarde começar, mais comida precisará ser servida. As pessoas tem o grande defeito de irem pra festa com o "estômago vazio" . Isso gera uma gasto muito maior e acaba fazendo com que muitas noivas desistam de fazer o chá.

Quantidade exata de pessoas convidadas, nomes para os convites e e-mails para save the date de cada um:  Lembrando que existe a média de faltosos que são em torno de 20%.

Estilo da lista de presente: Cada convite com um presente ou lista de presente em lojas? Acho mais coerente deixar a lista em uma loja do que impor o presente no próprio convite. Isso intimida e até assusta certos convidados. Acaba que os que podem dar um presente melhor dão um presente mais inferior e vice-versa. Sem falar que, o convidado acaba desistindo de ir por não poder dar aquele presente que foi pedido. A vantagem das lojas é que ganha-se créditos conforme os valores que os convidados compram. No final, os noivos acabam conseguindo pegar mais coisas.

Local? Importante pensar não só na capacidade de pessoas no local, mas também na localização e estacionamento. Dependendo do local, vale até fazer um mapinhas para os convidados

Estrutura:
- Há necessidade de locar mesas e cadeiras ou o local já possui?
- Mesa(grande) para o bolo e doces, tem ou vão locar?
- Mesa para por os comes e bebes, tem no salão ou tbm pra locar?
- Questão de músicas, o local tem aparelhagem para fazer o som ambiente?

Comes e bebes:
Vcs vão bancar toda essa parte, ou vão pedir que os convidados tragam algo? Eu sugiro que vocês banquem, sai um pouquinho pesado, mas os convidados, pelo menos a maioria, não vão querer trazer presente e ainda alguma comida ou bebida.

Quais as bebidas que vão servir? É bom ter uma variedade de bebidas e não esquecer da água, por conta dos doces que serão servidos.

Que tipo de comida vocês pretendem servir? Eu sugiro encomendar centos de salgado e fazer pão de metro que sai bem barato, além de pãezinhos e patês que são ótimos petiscos. Dependendo da época e do clima, caldo também cai muito bem.

Bolos e doces, vão encomendar ou vão fazer? Podem ser feitos brigadeiro de colher, musse, docinhos enrolados como beijinho... Outra opção bonitinha e barato é comprar as forminhas de chocolate com formatos de colher de pau, panelinha, coração para você, as amigas e familiares colocarem a mão na massa! \o/ Sem falar nos docinhos básicos para alegrar a mesa, como: Paçoquinha, jujubas, marshmallows, confete e o que mais sua imaginação permitir.

Vão encomendar o bolo? Deixar já o bolo na mesa ou vai alugar uma maquete? As duas opções são cabíveis, vai do gosto e do bolso R$ dos noivos. No caso da maquete, confeccioná-la sai com certeza mais barato do que alugar.

Decoração: 
 - Tema? Podem ser só cores, como: azul e rosa, vermelho, rosa e marrom, rosa e laranja, branco e verde e etc. Ou com temas: Chá Bar, Chá arraiá, Natalino e por aí vai...
- Mesa do bolo e mesa dos convidados: Vai locar toalha de mesa ou confeccionar? Acho uma ideia bem lega e econômica usar TNT como toalha :D e para os arranjos, na minha cabeça a melhor opção são aquelas garrafas de vidro com florzinhas e amarradas por uma fita de cetim com um laço *------------------*

 Fotografia: Só as fotos que a galera tirar mesmo ou querem contratar alguém pra fotografar? É um gasto, mas eu particularmente acho um gasto necessário porquê vai ser maravilhoso ver as fotos depois, sem falar que muitas coisas você só vai ver por fotos, pois a correria não vai deixar você prestar atenção em detalhes do que tá acontecendo na sua festa, como a alegria dos convidados, alguma gracinha que as crianças fizerem e etc...

Brincadeiras: Convide aquelas suas amigas mais extrovertidas e desinibidas para organizarem as brincadeiras que vão rolar no chá. Importante ressaltar que as brincadeiras devem ser apresentadas aos noivos antes do chá acontecer, pois caso tenha alguma que os noivos não se sentirão à vontade, ela pode ser evitada para que na hora do chá não ocorra nenhuma situação constrangedora! ;)

Vão entregar lembrancinhas? Já têm algo em mente? Lembrancinhas são tudo! Há varias ideias: Mini raladores, garrafinhas ou latinhas com confete, mini colher de pau, marmitinhas, panelinhas com balinhas dentro e o que mais for do gosto de vocês.

Importante anotar tudo o que você vir sobre chá de panela e gostar, pois esses detalhes é que vão deixar o chá com a cara dos noivinhos.

Acho que isso é tudo, pessoal! :D
E vocês, meninas? quais a ideias pro chá? Compartilhem com a gente! 






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